De volta ao Jardim do Éden
Baseado em minha livre reflexão sobre Fritjof Capra – The
Web of Life.
Se observarmos a natureza, ela se organiza de tal forma que temos sucessivos sistemas organizados, que partem de sistemas muito simples a grandes sistemas da mais alta complexidade.
Tomemos a nos mesmos, seres humanos, que somos um grande organismo vivo, formado por sistemas específicos que realizam as funções que nos permitem viver, tais como sistema nervoso, sistema respiratório, sistema locomotor, sistema digestivo e assim por diante.
Cada um desses sistemas por sua vez também e formado por grupos de órgãos com sua função exclusiva dentro do funcionamento daquele sistema.
Os órgãos também são
o resultado da organização de tecidos específicos que podem realizar funções
que colaboram para o funcionamento do órgão e do sistema ao qual pertencem.Se observarmos a natureza, ela se organiza de tal forma que temos sucessivos sistemas organizados, que partem de sistemas muito simples a grandes sistemas da mais alta complexidade.
Tomemos a nos mesmos, seres humanos, que somos um grande organismo vivo, formado por sistemas específicos que realizam as funções que nos permitem viver, tais como sistema nervoso, sistema respiratório, sistema locomotor, sistema digestivo e assim por diante.
Cada um desses sistemas por sua vez também e formado por grupos de órgãos com sua função exclusiva dentro do funcionamento daquele sistema.
E os tecidos são o resultado da organização de células especialmente modificadas, que também possuem em seu interior os componentes específicos e funcionais que permitem a uma celular executar sua função e se reproduzir, assegurando nossa existência e a perpetuação de nossa própria espécie.
O que faz tudo isso ser orquestrado a luz da ciência, é o que os poetas e filósofos tem chamado de “sopro da vida”, e em ciência conhecemos como metabolismo.
O metabolismo é um conjunto de ações e reações, químicas e físicas, que permitem um fluxo continuo de matéria e energia que alimenta cada um dos componentes destas cadeias organizadas de sistemas na perpetuação da vida.
sabemos ainda que os processos metabólicos que exigem energia e matéria, e que, portanto são o resultado de complexas interações entre outros conjuntos de organismos na natureza, produzem resíduos, e esses resíduos também são reaproveitados como matéria dos processos metabólicos de outros organismos e assim sucessivamente, fechando o ciclo do que hoje conhecemos como ciclos autossustentáveis.
O retorno ao Jardim do Éden se dará pela perfeita integração de todos os organismos em suas cadeias originais, incluindo efetivamente o ser humano, sendo que cada um se alimenta do outro e produz resíduo que será o alimento para outros, e ao final de cada existência individual, toda a matéria absorvida ao longo da vida do individuo seja reabsorvida por outros organismos.
Caminhamos à séculos na direção oposta, na medida em que decidimos criar tecnologia e acumular conhecimento para quebrar este ciclo de auto sustentabilidade e nos posicionar no topo destas cadeias, apenas consumindo os recursos, a matéria e a energia de diversos outros sistemas.
Hoje contamos com um grande arsenal de conhecimento e tecnologias desenvolvidas ao longo de nossa evolução, para nos ajudar a promover o retorno ao ciclo autossustentável, sendo partícipes da natureza sustentável, de forma integral, sem ofender ou interromper aos outros ciclos.
Esse e o verdadeiro retorno ao Jardim do Éden, quando iremos novamente comungar de todas as fontes de energia e matéria disponíveis, e iremos devolver apenas resíduos passiveis de serem reaproveitados integralmente em qualidade e quantidade, em outros níveis ou elos da cadeia.
O grande desafio é fazermos isso considerando o grande contingente populacional, não apenas humano, mas de outras espécies do planeta na atualidade.
Para realizarmos essa façanha que será o ápice da evolução de nossa forma de vida, precisaremos racionalizar todo o conhecimento acumulado até o momento, e avançar politicamente, socialmente, empresarialmente para completar a evolução. Porem a esta altura de nossa evolução, boa parte do conhecimento e das tecnologias necessárias a esta transmigração já se encontram disponíveis.
http://www.youtube.com/watch?v=o_MDRI-Q76o
Nenhum comentário:
Postar um comentário