...ou, Cadeias de Valor para flexibilizar as relações de trabalho através da Web 2.0.
Está na hora de irmos bem mais a fundo nesse assunto. Vamos botar a cabeça para funcionar e sair da
mesmice, da mediocridade e do lugar comum.
O real poder das redes sociais está nascendo neste momento por meio de duas grandes áreas a serem exploradas por pessoas, organizações e instituições inteligentes, inovadoras e altamente capacitadas para avaliar e implementar novos modelos de geração de valor
colaborativos:
- Criação de redes de colaboração entre empresas e internautas consumidores para melhoria ou desenvolvimento conjunto e colaborativo de produtos e serviços, com remuneração justa para as idéias que agreguem valor;
- Aglutinação de comunidades de pessoas com potencial para criar idéias e desenvolver trabalhos de geração de conteúdo, pesquisa, busca de dados, avaliação e analise de comportamento e outros serviços para colaboração com as Empresas gerando valor (remunerado) com idéias e ações para as "Corporações – As Cadeias de Valor na WEB.
Estes novos modelos de negócio irão unir corporações e pessoas ou comunidades através da Web, para prestação de serviço, criação e veiculação de conteúdos, debates de
idéias e outras
atividades de geração de valor remunerado, flexibilizando as relações de trabalho, ampliando as possibilidades e oportunidades e democratizando o acesso aos mercados, ou seja, e verdadeira “Inclusão 2.0”.
Temos que ir muito mais além do marketing tradicional dos anúncios e
banners ou do
merchandising camuflado espalhados pelos sites de redes sociais. Ir muito além da “
arapongagem” de redes sociais atrás de de críticas e comentários.
Precisamos prestar atenção à profusão criativa de
idéias inovações absolutamente originais e economicamente viáveis que surgem todos os dias, principalmente na periferia 2.0, nos guetos
interconectados e nas ressonâncias
sinérgicas que surgem de forma totalmente inusitada através da colaboração e da exposição franca e
colaborativa nas redes sociais.
Está é uma nova fronteira que deve ser explorada com a
ativa participação e até liderança da periferia e da população economicamente marginal ou desfavorecida. Temos uma oportunidade única de incorporar ondas de novos consumidores e formadores de opinião com amplo espectro de
ação e influência em modos e hábitos de consumo pois são ressonantes com os seus pares.
De acordo com
Freeman Dyson (
http://www.sns.ias.edu/~dyson/ ), um cientista e ensaísta inglês que não é em absoluto medíocre ou trivial, as forças que irão determinar o próximo salto evolutivo da humanidade são em conjunto o
Sol, o Genoma e a Internet.
Para
Dyson, o
SOL será a principal fonte de energia renovável a ser explorada no futuro, de maneira
direta ou
indireta (na forma de plantas
conversíveis em energia como álcool e
biodiesel); o
Genoma ou o
DNA trará a maior fronteira de avanço jamais vista pelo homem, na forma como entendemos a nós mesmos, e cuidamos de nossa saúde, tratando doenças e até repondo órgãos e partes do nosso corpo de maneira natural sem rejeição e finalmente a
Internet que irá permitir a todos nós a conexão instantânea, segura e ininterrupta, permitindo a todos interagir com o mundo todo de maneira instantânea e sem fronteiras.
A força e a profundidade destas afirmações tem sido debatidas amplamente em diversos meios científicos e não científicos em todo o mundo, e o que ele preconiza é a colaboração da WEB 2.0 levada à extremos que ainda não fomos capazes de imaginar.
Mas podemos começar a experimentar com comunidades conectadas pela WEB e debater amplamente as possibilidades de modelos de negócio e de geração de riqueza que esta nova fronteira pode trazer já a curto prazo.
Como dizia o nosso saudoso
Hélio Oiticica,
“Seja Marginal! Seja Herói!”Nunca precisamos tanto ser um pouco mais marginais do que nesses tempo de crise e transformação!
Bom dia! Seja Feliz!