quinta-feira, 16 de abril de 2009

"The Invention of Air"

Ainda não saiu em português mas isso não deve ser problema para a maioria das pessoas que tem capacidade de deliciar-se com esse livro.

Além do enfoque histórico mais que didático, ele é extremamente agradável pelo simples fato de que já nos transmite informações e idéias de maneira concatenada e organizada, facilitando a nossa acomodação.

Mas o importante é que ele mostra alternativas inusitadas porém altamente interessantes e viáveis do ponto de vista científico para trata o problema das emissões de carbono na atmosfera e conseqüentemente o problema do aquecimento global.

Mas isso não está lá assim de maneira aberta, e nem escondida hermeticamente como em um tratado alquímico do século XII. Nós precisamos dos instrumentos e das informações corretas para fazer a ponte e chegar a um potencial incrível de idéias e possibilidades circulantes.
Acredito muito nesse conceito das idéias circulantes, pairando no Universo a nossa volta, prontas, ou melhor, ávidas por mentes capazes de as capturarem através da pontes entre dados, informações e conhecimento acomodado, e transformá-las em realidade materializada em invenções, inovações, produtos, serviços, mensagens e outros meios pelos quais essas idéias que pairam no Universo podem nos ajudar.

Podemos fazer alguns exercícios interessantes em busca desses “insights” e experimentar a epífane da captura de uma idéia original, mesmo em nosso dia a dia. Quem ainda não teve a experiencia de ir dormir com um baita problema e acordar com a solução, e não qualquer solução mas uma solução organizada, completa perfeitamente factível? Há é claro que muitos vão dizer que tudo já estava na nossa cabeça e que sob tensão nós não conseguíamos enxergar a solução, mas se observarmos de perto, vamos perceber que não é bem assim.

De qualquer maneira, tentando tomar um atalho de volta ao início, vale a pena ler “The Invention of Air”, mas faça-o sem maiores pretensões, vai ser muito mais prazeroso e você vai aproveitar muito mais, não só do conteúdo mas também da forma em que foi concebido.

http://www.stevenberlinjohnson.com/

Bom dia! Seja Feliz!