segunda-feira, 2 de março de 2009

Surpresas culturais na cidade.

A cidade não carece de cultura e de qualidade de vida, carece sim de boa visibilidade de suas alternativas.

Mantida pelo Grupo Abril e outros patrocinadores, o espaço Praça Victor Civita é um lugar absolutamente fantástico, bem cuidado, com uma programação de altíssima qualidade e com um tratamento excepcional para o padrão normalmente experimentado por aqui.

Neste último domingo fomos assistir a peça sinfônica "O Carnaval dos Animais" composta e produzida para crianças de todas as idades, que foi esmeradamente interpretada por uma orquestra e "encenada" por um grupo de teatro de animação com bonecos.

O Espaço estava repleto de famílias e crianças que , apesar do calor de mais de 30 graus, aproveitaram muito, espremidos na sombra da cobertura da concha acústica, um espetáculo musical e lúdico de altíssima qualidade.

A Produção do espaço e do espetáculo se esforçaram por acomodar a todos de forma democrática sobre centenas de pequenas e confortáveis almofadas especialmente confeccionadas para a praça e a sensação de calor passou ao largo.

O espaço da praça em si já vale o passeio, um fantástico trabalho de arquitetura, integrando canteiros de flores e outras plantas que aparecem em "janelas" abertas no extenso tablado de madeira suspenso sobre todo o solo do parque, que foi recuperado de uma área de depósito de lixo que funcionava no local.

Para os apaixonados por arquitetura, só a visita e o passeio pelo espaço já vale qualquer sacrifício.

Vale a pena visitar a praça e curtir a sua programação, que pode ser acompanhada no site abaixo:
http://pracavictorcivita.abril.com.br/

Por outro lado, sempre cabe alguma reflexão e uma observação construtiva...

Que orquestra era aquela? Sediada aonde? Qual o seu currículo?

E a trupe de animação? Quem são? Onde mais podemos vê-los?

O espaço arquitetônico é tão moderno e esmerado, mas deveria ter levado em consideração o conforto dos usuários, sem deixar de lado a contemporaneidade do projeto. A arquibancada em frente a concha acústica merece uma cobertura que na minha (modesta) opinião poderia seguir a linha de uma grande lona branca em forma de um cone com pé direito gigantesco, armada bem acima da estrutura, permitindo a livre circulação de ar abaixo, mantendo a luz do sol de fora e tornando o lugar sensivelmente mais agradável... apenas um detalhe mas que faz toda a diferença para o uso do projeto.

Bom dia! Seja Feliz!

Guima

Nenhum comentário:

Postar um comentário