quinta-feira, 2 de abril de 2009

Proposta de Experimentação

A internet é a última fronteira de conexão entre pessoas e organizações. Mas que conexão é essa, que pessoas são essas e que organizações são essas?

A velocidade e o amplo acesso a informação da primeira fase da Web fez uma parte do trabalho, mas a capacidade de geração de conteúdo próprio, de exposição das idéias, desejos e pontos de vista de qualquer um sobre qualquer coisa e principalmente a capacidade de encontrar pessoas que tem afinidades para discutir e colaborar sobre assuntos e formar opinião em grupo, vão levar as possibilidades do Cyber-espaço muito além do que imaginamos.

As pessoas estão mais inteligentes e “antenadas” e a conexão com seus iguais lhes dá força e poder para que eles não tenham medo de abrir suas idéias e pontos de vista. Mais do que isto, lhes tem encorajado a fazê-lo de maneira pró-ativa.

O maior contingente da população que tem se beneficiado dessa abertura e desse processo de se alinhar em comunidades para ganhar voz e poder de formar opinião são as classes mais baixas. E não coincidentemente, essas mesmas pessoas são a última fronteira para ampliação da economia mundial.

Então o verdadeiro papel da Web 2.0 é fazer esta ponte entre pessoas e pessoas e entre pessoas e organizações, criando um espaço novo onde esta massa de gente possa interagir e ser remunerada por isso.

Além disso o poder não está apenas em fazer deles um grande laboratório de marketiing, de produtos e de serviços, mas sim no uso amplo explicito e irrestrito da colaboração, trazendo essas comunidades para o ecossistema das organizações e das empresas como os novos colaboradores, como os novos free-lancers, contingentes de pessoas conectadas que podem gerar valor real, reduzindo tempo e burocracia e principalmente custos e riscos para as empresas e recebendo em troca oportunidades novas e reais de inclusão na economia.

As relações de trabalho vão mudar radicalmente com essas ferramentas de colaboração e as pessoas vão poder viver e trabalhar com mais qualidade e certamente mais oportunidades do que atualmente. E essa inclusão vai re-alimentar o mercado, fazendo a equação do crescimento rodar a roda da fortuna global.

Quero fazer experiências concretas nessa área, usando comunidades conectadas e “ressonantes” com empresas e organizações que estejam dispostas a experimentar o real poder das comunidades sociais, muito além da mediocridade dos banners e do marketing / merchadisinsg fácil espelhados pelas páginas, sem falar na pura “arapongagem” atrás de críticas e comentários negativos para a imagem de em presas e produtos!

Vamos experimentar além do trivial!

Estou aberto para contatos e discussões através deste bog.

Bom dia! Seja Feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário