Sentimos falta da Educação Formal no Brasil, porém, adaptabilidade, educação informal e experimentação cultural nós temos de sobra. É por isso que somos um grande fenômeno muito interessante e um campo de provas para as novas tecnologias disponíveis ao grande público. Os números do crescimento da penetração da Web no Brasil continuam a assombrar os analistas e a sofisticação do uso da Web e de ferramentas "2.0" nos tornam uma das fronteiras mais interessantes de experimentações sobre Redes Sociais, Wikis, RSSs, Twiters e outros...
Existe um novo ruído no ar, ainda muito baixo e soprando apenas pelos cantos, só que as pessoas e as empresas mais sensíveis já percebem os novos espaços e possibilidades e já começam a surfar nas novas possibilidades de negócio que se apresentam.
A tônica do futuro é o compartilhamento e a colaboração. Criatividade e velocidade darão o ritmo da geração de receita no espaço digital 2.0, ou através dele. Como disse um grande amigo esta tarde - Augusto Pinto - o mundo está virando seu foco dos inventores e detentores de propriedade intelectual para aqueles que tem acesso a informação, e consegue rapidamente contextualizá-la, incrementá-la e distribuí-la.
Ganhará mais quem tiver mais canais abertos e puder combinar, incrementar e distribuir conhecimento, idéias, modelos tecnológicos, modelos de negócio e qualquer tipo de conteúdo produtivo ou que vá de interesse de grupos ou comunidades através da Web.
Neste espaço, PHDs, Mestres, Altos Executivos, Políticos e outros "entitulados", concorrem igualmente comigo, com você e com qualquer um, esteja ele sentado teclando em Berkley ou em uma das LanHouses instaladas nas periferias e favelas do Brasil e do mundo.
Quem agregar contexto mais rapidamente e quem tiver criatividade e experiência cultural suficientes para tornar conteúdo e contexto relevantes para consumo vai ganhar a corrida, e para isso não tem Universidade ou qualquer curso. Para ganhar a corrida, precisamos de ferramentas como Criatividade, Adaptabilidade, Sociabilidade e Experimentação, e como vimos acima, apesar da falta de educação formal no Brasil estamos na frente e temos o potencial para criar por aqui a próxima "Google", "Yahoo" ...
Além disso, quando as empresas acordarem para o potencial criativo e colaborativo das comunidades sociais, verão quanto valor poderão trazer para seus produtos e serviços.
A Nokia é uma das empresas que já entendeu a força do mercado de consumo de baixa renda e a nova força que eles estão ganhando com a Web 2.0 e já tem laboratórios de desenvolvimento de produtos instalados dentro de favelas no Rio de Janeiro, Bangladesh e em outras periferias mundiais.
Esse movimento é que vai definitivamente democratizar a participação ativa de mais pessoas na geração e distribuição de riqueza no mundo 2.0.
Bom dia" Seja Feliz!
terça-feira, 10 de março de 2009
Mundo 2.0
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